Notícias


24

mar.
2021

Ambiental

Como surgiu o Coprocessamento

O surgimento do coprocessamento no Brasil remonta à época das crises mundiais do petróleo. Em resposta à crise desencadeada pela recessão da economia brasileira no final da década de 1980, o setor cimenteiro experimentou diversas estratégias, entre elas a técnica do coprocessamento. Sendo assim, surgiu como um método para melhorar o desempenho econômico da indústria cimenteira, possibilitando um menor gasto com o consumo energético.

 

Nesse contexto, o coprocessamento de resíduos teve início no começo da década de 1990, nas cimenteiras de Cantagalo, do estado do Rio de Janeiro. Desde então, essa tecnologia é usada, obedecendo à legislação de agências de controle ambiental e autoridades da saúde.

 

O coprocessamento de resíduos industriais em fornos de clínquer é, portanto, prática que se iniciou na época das crises financeiras e, atualmente, está sendo vista como uma ação coordenada entre as indústrias cimenteiras e as indústrias geradoras de resíduos, sendo mais contextualizada na esfera ambiental e menos na esfera energética/financeira.

 

Portanto, é considerada pelos geradores de resíduos, com aprovação dos órgãos de meio ambiente, como uma solução plausível para a destinação final adequada de seus rejeitos.

 

 

Fonte: https://www.ecycle.com.br/5918-coprocessamento.html