Os primeiros registros históricos das baratas datam cerca de 320 milhões de anos. Elas pertencem ao grupo cosmopolita, ou seja, podem ser encontradas em qualquer lugar, chegando a existir 5 mil espécies, cujas mil são brasileiras.
Além de causar grande repulsa por frequentarem qualquer tipo de ambiente, elas são otimas vetoras de doenças pelo mesmo motivo, contaminando alimentos, utensílios de cozinha, até mesmo o homem. Entre as doenças trazidas por estes insetos está a Febre Tifoide, Hepatite A, Tuberculose, entre muitas outras.
São 4 espécies que podem ser consideradas pragas:
• Blatella germanica (barata alemã) A especie que tem maior indicie de reprodução e de pequeno tamanho, vive geralmente em casas, mas quando o clima fica muito quente pode ser encontrada em cozinhas e restaurantes.
• Blatta orientalis (barata oriental) Preferem regiões aonde as estações saõ bem definidas, chegam a ter 25 mm de comprimento, habitam porões, banheiros, e como as barats alemãs frequentam cozinhas e restaurantes quando necessário.
• Periplaneta americana (barata americana) Propria de grandes centros urbanos, comuns em casas, áreas de manipulação de alimentos, e redes de esgoto, e seu tamanho pode varias entre 28 e 44 mm.
• Periplaneta fuliginosa (barata de faixa marrom) Presentes em cidades, podem estar em todos os cômodos ou escolher algum, medindo entre 13 e 14 mm.
Pelos situações citados é essencial a prevenção, a nossa empresa trás propostas inovadoras e produtos de ponta á base de gel que não deixam manchas e nem cheiro, além de um atendimento especial que não será encontrado em nenhuma outra empresa, o qual o cliente sai contente e satistefeito.
O Rato é uma designação comum para diversos pequenos mamíferos pertencentes à ordem dos roedores.
Caracterizam-se por possuir focinho pontudo, orelhas pequenas e arredondadas, e uma longa cauda nua ou quase sem pelos. As espécies mais conhecidas de rato são o Mus musculus, um típico rato doméstico, Rattus rattus e Rattus norvegicus, por vezes chamados de ratazanas e que habitam esgotos e córregos. Os ratos também são animais de estimação. Já em ambiente silvestre, a espécie mais comum é o rato do campo ou rato do mato, espécie importante para a cadeia alimentar, pois são alimentos de grandes aves como falcões e águias. Os ratos domésticos possuem comportamentos furtivos, onde podem invadir casas e despensas de comida. O americano Peromyscus leucopus e o Peromyscus maniculatus vivem em ambiente não urbano, e são geralmente chamados de camundongos.
Esses, assim como outras espécies comuns de rato como roedores existentes em todo o mundo, também podem habitar ambientes humanos.
Porém, muitos deles são de outro gênero.